PROFESSOR BOM É PROFESSOR MORTO ???

1457481_619505738090832_746706648_nPROFESSOR BOM É PROFESSOR MORTO ???

O Professor Carlos Ramiro de Castro, suplente do Senador Suplicy, era também Presidente da Apoesp. Quando faleceu deixou uma lacuna na Defesa dos Professores. Um homem especial, embora estando defendendo os professores e portanto do outro lado do balcão, ele defendia a escola pública e o interesse dos pais e alunos quando podia.
Nunca fugia de um bom debate comigo e com o meu grupo. Era sereno, sóbrio e elegante…Seu defeito era estar presidente do maior e mais rico Sindicato do Brasil Poder absoluto que corrompeu absolutamente o sindicato e sua função. Poder muito grande virou bicho e engoliu a corporação e o sonho do Professor Carlos Ramiro de Castro.
Essa figura nunca corria de debates e era extremamente elegante neles.
Não apelava e nem fugia mesmo nas questões cruciais. Também não endeusava a classe que representava e por isso tinha dentro da Apeoesp muitos adversários…
Tivemos juntos em dois debates em Programa da Assembleia Legislativa.
Claro que sempre fui muito dura com ele, eu sempre falava do abandono que os pais e alunos sofrem e de com são desconsiderados . A linguagem da dor não é polida mesmo, não dá para ser. Ele o professor Carlos Ramiro de Castro compreendia e respeitava.
Nesses debates ele denunciou o fechamento das Escolas Públicas, na época fechadas 300 num só ano e pela sua conta e do jeito que ele via esse número se multiplicaria em pouco tempo. Sua profecia se cumpriu.
Esse professor também era contra a venda de uniforme, que por sua vez era uma situação de exclusão de aluno pobre.
Claro que não era possível defender ao mesmo tempo o mau professor e o aluno vitima, mas é possível defender uma escola Pública Laica e de Boa qualidade, assim beneficiando todo o Estado de São Paulo, locomotiva do Brasil. Para isso precisa colocar o dedo na ferida e excluir os maus professores. Admitir que tínhamos e temos maus professores o Presidente do Sindicato não podia, aí ficava a lacuna .
De qualquer maneira acho que temos na Rede Pública muitos Carlos Ramiro de Castro, mas estão sufocados e acuados pela maioria que ganhou força e hoje é Cabo Eleitoral do PSDB, que vem com tudo nessas eleições deixando um ar de desesperança entres as pessoas que sabem que a Educação é tudo.
Tudo começa e termina na Escola Pública, no caso termina…termina o sonho e a esperança, na medida que fecham escolas, abrem cadeias e temos o governador que vai até Brasilia para pedir mais cadeia para crianças e jovens.
Ai de nós paulistanos…ai de nos..

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “PROFESSOR BOM É PROFESSOR MORTO ???

  1. Regiane

    E O IMPOSTO METRO FOI DE 1 TRILHÃO ,

  2. Regiane

    Sr. Deyvid,

    Aqui em São Bernardo do Campo, também temos este problema, Na Escola Estadual João Ramalho, a Diretora e Coordenadora convidam a Sr. e seu filho para se retirar da escola, e ai de você se não aceitar prontamente o convite ,… preparasse, sua vida e a de seu filho vão virar um inferno. E tem mais, chamam a policia para a senhora e seu filho.

  3. DEYVID LEITE

    É Cremilda, temos problemas e sempre teremos. Hoje fui na escola em que meus filhos estudam porque fui chamado para ser informado do grande número de faltas dele. Ele e muitos outros alunos. É difícil se conter quando em uma escola nos chamam para discutir problemas e não soluções. Meu filho é contestador, é chato mesmo. E isso nunca deve ser um problema em uma escola. Ele devia ser melhor “usado”. O sonho dele é escrever um romance e no livro de ocorrências existem 4 e 3 delas é porque ele estava lendo livro na sala de aula. Quem está errado? Ele que não participa da aula normal e a escola que não consegue identificar talentos. Começo do ano eu já briguei que a escola, que já foi referência, hoje faz o básico e nada mais. E colocam a culpa no Estado que é burocrático. Fiquei indignado com a atitude da funcionária que disse que não podia se responsabilizar pois chegou no Seminário Nossa senhora da Glória há um mês. Uma pena pois sempre me dispus a ajudar a escola a crescer, mas com participação de todos.