DOCUMENTO QUE VOU MANDAR PARA RAIMUNDO E TODO MUNDO

A Ouvidoria da SEE de São Paulo, é omissa, equivocada e incapaz.

Chego na Ouvidoria com um denúncia gravíssima. O fato ocorreu dentro da Escola Estadual de Itu. E.E. João Antonio Motta. Aluno foi agredido por PMs da Ronda Escolar dentro da sala da Vice Diretora e sangrou muito pelo nariz.
Na Ouvidoria tem pelo menos 10 espaços onde se presume que tenha funcionários atendendo, mas tinha só 5. Tudo vazio. Entrei e logo sentei em frente de uma com ar de enfado. Disse que queria protocolar a denúncia, só protocolar para o Ouvidor. Ela começou a ler vagarosamente as duas páginas do documento. Lia e parava ia para a segunda página e voltava. Perguntei porque ela demorava tanto para ler e se precisava ler assim tão atentamente se a função dela era só protocolar, colocar um carimbo e encaminhar para quem vai tomar uma medida.
A funcionária não gostou da minha observação e nitidamente passou a fazer perguntas absurdas. Começou dizendo que para fazer denúncia eu tinha eu ter a procuração da mãe. Eu respondí que ela estava enganada, qualquer pessoa pode denunciar um crime. Quando a violência ou o crime é cometido contra criança e adolescente o ECA ampara no artigo 70 e diz que além de direito é um DEVER DE TODOS.
Piorou a situação, ela passou a ser mais morosa ainda. Pediu minha identidade e conferiu cuidadosamente, olhando para mim e colocando os números no meu documento. Quando menos ela conseguia me intimidar mais irritada ela ficava. Eu me continha para ver até onde ela ia, mas informei que eu relataria o atendimento e o quanto ela ia demorar para protocolar o documento. Ela diz então que não protocolaria porque não tinha o nome do aluno. Respondi que não tinha muitos alunos cegos de um olho, que tinha apanhado do professor de Geografia e que esse aluno no dia seguinte pega um pau e vai resolver na rua com o professor já que a diferença de tamanho entre eles era grande. Se era todo dia que eles chama a Ronda Escolar para dar um pau no aluno na frente da vice e de outras professoras. O aluno apanhou por defender a mãe que estava presente e sendo ofendida pela vice. Eu disse a ela que se todo dia acontece isso na escola, eu não poderia mais chamar aquele antro de Escola. Que estava denunciando por entender que não era caso diário.
Ela a atendente da Ouvidoria da SEE de São Paulo, então alega que se já aconteceu, o que eu queria. Ora se não posso esperar justiça pela agressão que o aluno sofreu pelo menos que não piore a situação dele, que a intenção da escola é expulsa-lo, com aquela velha gracinha de dizer que vai transferir compulsoriamente.
Daí a atendente extrapola, se não tenho nervos de aço eu perco mesmo a razão, mas me contive. Segundo ela se tiver no Regimento Interno da escola ela pode expulsar sim. Vou eu explicar de novo para a mocinha que Regimento Interno da Escola não pode afrontar a lei. Que a escola é um direito do aluno que é prioridade. Regimento Interno que coloca medida ilegal é um regimento sem nenhum valor, quem assina esse RI é um criminoso, quem aprova um RI criminoso é cúmplice do crime. Que problema de disciplina e desentendimento de aluno no caso de professor que agride aluno tem que ser resolvido na escola de modo justo,não é chamando a policia para dar um pau no aluno e uma descompostura na sua mãe.DEpois de muito bate boca, 45 minutos depois ela me devolve o documento protocolado. Depois de sair da sala, dizendo que ia escanear o meu documento, o que levou um tempão. A sua colega do lado sugeriu que eu voltasse mais tarde. Sinal claro que ela saiu e que não voltaria tão cedo. Então me levantei e fui atrás para sabem em qual sala a funcionária tinha se enfiado, e a encontrei no corredor. Por isso é que o Diretor da Escola João Antonio Motta Navarro, estava tão seguro pelo telefone e disse que só devia satisfação para a OUVIDORIA DA SEE, uma instância assim declaradamente a favor do abuso e se comportando de modo tão pouco urbano e descaradamente sem nenhum respeito ao povo, vai ser sim advogado do Diretor. Se ele estava mesmo em reunião politica ali quando ocorreu o fato, pode ser que estivesse conchavando uma vaguinha para cabo eleitoral do candidato que o Secretário for apoiar, com direito a promoção depois.
Valha-nos Deus.

5 Comentários

por | 25/04/2014 · 6:59 pm

5 Respostas para “DOCUMENTO QUE VOU MANDAR PARA RAIMUNDO E TODO MUNDO

  1. lion

    está ouvidoria não passa de cabide de emprego!!!eu mesmo quando precisei fazer uma denuncia, de abuso sexual dentro da escola por parte de professor,eles não aceitaram pois eu não era o pai da aluna!!!Quando foi pedir explicação na escola me disseram ,está em segredo de justiça, Mais tarde soube que mães já tinham reclama sobre a conduto deste professor com as alunas, mas a direção da escola não deu ouvidos aos pais,
    .a omissão da escola, está não tem transferência compulsória, a aluna de 13 anos da sétima serie está sim ,coitada…foi embora .

    • Cremilda Teixeira

      Então é assim mesmo. Vou denunciar para todo mundo. Entre elas o Governador. Tem centenas de Ouvidorias todas com o objetivo de impedir os pais de denunciarem os abusos. Vou cobrar de todas elas. Tem gente desanimada que diz que não adianta nada que o governo de São Paulo está irremedíavemente corrompido e que não vai melhorar.

    • Cremilda Teixeira

      Carlos, você poderia dar o nome dessa escola ?
      Não vou citar você, e o que me conta nem é novidade mas preciso dar um jeito de sacudir essa Ouvidoria, se me mandar o nome da escola fica mais consistente, daí eu coloco as duas, essa que você comentou e a de Itu e vou mandar para a Radio Bandeirantes, para o Governador e todo mundo

      • lion

        ESCOLA ESTADUAL JOAO RAMALHO EM SAO BERNRADO DO CAMPO, FATO OCORRIDO EM 2013.ESCOLA TEM O DEVER DE TER TRANSPARECIA, A VERDADE.!!!!ASSIM QUE SOUBE TIREI MEU FILHO DE LÁ, MAS O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU FOI A MENTIRA DA ESCOLA., UMA HORA DIZIAM QUE O PROFESSOR ESTAVA DE LICENÇA PREMIO, EM OUTRA SEGREDO DE JUSTIÇA. ATE QUE OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS, PEDINDO SIGILO ABSOLUTO ME REVELARAM QUE A DIREÇÃO NUNCA TINHA DADO OUVIDO AS MÃES., TEVE MAE QUE DOCUMENTOU A RECLAMAÇÃO QUE COM CERTEZA HA ESSA ALTURA FOI PARA O LIXO.

      • Cremilda Teixeira

        Obrigada Carlos, valeu !!! Vou fazer o meu barulho e no docunto que vou mandar para o Governador a Escola vai ser citada com toda certeza.
        Obrigada mesmo
        Cremilda