A MÁ FÉ DAS LIÇÕES DE CASA

A MÁ FÉ DAS LIÇÕES DE CASA

Hoje surpreendentemente o Programa Cidade Alerta faz uma matéria realmente importante. Denuncia que alunos de uns cinco anos estariam de castigo, sentados no chão com as mãos nos joelhos, mesma posição que presos são filmados em castigos em páteo de prisão. Pelo menos umas quatro horas, o que para preso adulto já é considerado tortura física. Mostra os alunos, bem pequenos e o motivo : não fizeram lição de casa.
Melhor ainda fez a Record, entrevista uma pessoa que pergunta:
Será que esses pais tinham escolaridade suficiente para ensinar a lição de casa para eles ? Será que trabalham e não tem tempo ?Sim para as duas perguntas e mais ainda. Esse é um método exatamente com essa função. Os alunos mais pobres com pais de baixa escolaridade ou cujos pais trabalham sem lhes sobrar tempo são os mais pobres e os filhos destes não precisam frequentar a escola. Uma maneira cruel e desumana de ir excluindo os mais pobres, já com castigos terríveis, esses não vão longe. Já aprendem a posição que poderão vir a ficar nas cadeias quando a PM for revistar suas celas. Seu futuro celado.
Lição de casa deve ser para aluno fixar o que aprendeu em sala de aula, pode fazer sozinho e os pais apenas dar uma olhada e verificar se foi feita.Na verdade a prática é outra. Aluno leva montanha de lição para aprender em casa com os pais. Lição que não foi aprendida em sala de aula. Depois essa mesma lição é cobrada nas provas e a escola fica com fama de escola “forte.” Claro que nessa escola “forte” aluno pobre e fraco não tem vez nem voz e nem espaço.
Lição de casa é uma covardia que os educadores são contra. Lembro um educador fora de Série morador da Vila Sonia, seu nome Rogério, professor e Diretor do Cursão. Escola onde nos últimos 20 anos metade dos estudantes da Região passou por ela, dizia que “ lição de casa é malandragem para repassar a responsabilidade para longe da escola” Acho que milhares de ouvintes da Radio Bandeirantes Gente desta região sabem de quem estou falando. Um ícone, um educador que não tinha papas na língua e falava a verdade sempre. Falava o que pensava, fazia o que falava. Era a qualidade total num educador, tão em falta hoje principalmente nas escolas públicas.
Por isso e por muito mais, hoje estou feliz ao ver que pelo menos uma ponta desse tapete está sendo levantado, mostrando quanta sujeira está embaixo da nossa escola pública, corrupta e falida moralmente. Uma escola onde temos ainda Educadores que seguram o que resta dela, Educadores tão angustiados quanto os pais com o rumo que nossa escola tomou. Repassam para os pais a responsabilidade da escola, por mais que os pais se esforcem , assim como escola não substitui a parte que cabe para a família, a família não consegue substituir a escola.

Anúncios

Comentários desativados em A MÁ FÉ DAS LIÇÕES DE CASA

por | 23/01/2014 · 10:20 am

Os comentários estão desativados.